Vinte e um presos fugiram nesta terça-feira (05) do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana por um túnel de 80 metros de extensão, aberto em uma das celas e que dava acesso à rua. Dois automóveis e uma motocicleta estacionados nas imediações do CDP foram roubados durante a fuga. A unidade prisional tem a capacidade para abrigar 576 detentos, mas estava com 1.256, conforme a Secretaria de Administração Penitenciária.
Dois detentos foram recapturados ainda pela manhã. As polícias Civil e Militar continuam procurando pelos outros fugitivos e receberam o auxilio das corporações de municípios vizinhos – Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Hortolândia e Sumaré. A Polícia Militar faz ainda hoje a recontagem dos presos e uma blitze dentro do presídio. A direção do presídio abrirá uma sindicância para apurar se houve facilitação de fuga.
A última ocorrência registrada no CDP de Americana foi uma rebelião em junho. Na ocasião, os presos fizeram seis funcionários reféns, que foram liberados sem ferimentos após negociação.