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Já no mesmo período do ano passado,
essa faixa etária respondeu apenas
por 7% do total dos inadimplentes.

São Paulo – Se render mais facilmente ao impulso das compras, muitas vezes sem ter certeza se terá renda suficiente para pagar, parece ser uma tendência mais forte entre os jovens. Pelo menos é o que mostra a pesquisa Perfil do Inadimplente da Telecheque, realizada durante o primeiro semestre de 2006 com 2133 consumidores. De acordo com o levantamento, os jovens com até 20 anos representaram 16% do total dos consumidores com nomes nos cadastros de restrição de crédito. Já no mesmo período do ano passado, essa faixa etária respondeu apenas por 7% do total dos inadimplentes.

Segundo a Telecheque, mesmo não sendo a maioria dos inadimplentes, o fato de consumidores tão jovens já figurarem com um percentual tão alto nesta pesquisa é um reflexo da crescente entrada deles no mercado de concessão de crédito, como também do aumento das contas universitárias. "Os jovens estão cada vez mais encontrando espaço e se tornando um público potencial no mercado financeiro, no entanto, a falta de preparo para o controle de seus gastos, principalmente pela pouca maturidade em planejar seu orçamento, podem torná-los, logo cedo, consumidores inadimplentes e assim sem acesso ao crédito", comenta José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque.

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Ainda segundo o estudo, dos 2133 consumidores inadimplentes, a maioria são mulheres (51%). O mesmo não ocorreu no primeiro semestre de 2005, quando os campeões de inadimplência foram os homens (53%). Mas o que parece mesmo não mudar para ambos os sexos é o fato gerador da inadimplência nas compras com cheques. O estudo aponta que 37% deles disseram que o descontrole financeiro foi a principal razão que os levou à inadimplência. Em seguida despontou o empréstimo do nome, ou seja, o empréstimo de cheques para terceiros (13%), o atraso salarial (12%) e o desemprego (10%).

A pesquisa também procurou levantar as formas de pagamento preferidas pelos inadimplentes. De acordo com o estudo, o pagamento à vista foi o mais escolhido pelos consumidores inadimplentes e representou 48% do total das emissões de cheques. O pagamento feito em duas parcelas, em segundo lugar, somou 22%, seguido pelo pagamento em três vezes, com 17%.

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Perfil do inadimplente no semestre

Segundo a pesquisa da Telecheque, quase a metade dos consumidores são casados (46%), apresentam em sua maioria idade entre 21 a 30 anos (35%) e possuem o Ensino Médio Completo (38%).

O valor médio das compras feitas pelos inadimplentes girou em torno de R$ 50 a R$ 99, correspondendo a 29% do total. Os segmentos que sofreram maior impacto com as emissões de cheques sem fundos foram os postos de gasolina (20%), confecções (17%), supermercados (16%) e calçados (10%).