Brasília ? A população indígena terá cerca de 400 novas escolas, segundo informa o Ministério da Educação (MEC). Ele repassará a estados e municípios quase R$ 20 milhões para construção das unidades. Serão atendidos 90 povos, sendo que a expectativa é abrir 15 mil vagas. Atualmente, a educação indígena conta com aproximadamente 165 mil alunos distribuídos em 2,332 mil escolas.

continua após a publicidade

As escolas indígenas são diferentes das tradicionais, pois os estudantes aprendem também sobre a cultura de sua comunidade. O diretor de Educação para Diversidade e Cidadania do Ministério da Educação (MEC), Armênio Bello Schimidt, explicou que as aulas podem ser dadas em mais de uma língua e tratam de questões específicas, como plantio, colheita, artesanato e pesca.

"As escolas indígenas têm muito do conteúdo dos não-indígenas, mas trabalham muita a sua especificidade. O seu trabalho, os seus costumes, os seus hábitos, as suas tradições, a sua música. Ela trabalha muito com as demandas que cada comunidade indígena tem", explicou.

Segundo ele, é importante que as escolas estejam dentro das aldeias como forma de resgatar a cultura do local. "A intenção das escolas ser dentro das aldeias é para manutenção dos indígenas dentro da sua comunidade", afirmou.

continua após a publicidade

No entanto, o diretor ressaltou que ainda há pouca vaga para Ensino Médio. De acordo com ele, cerca de 85% das escolas são apenas até a 4ª série. A maioria dos alunos, em torno de 120 mil, estão na educação infantil ou em turmas de primeira a quarta séries.

Da quinta a oitava série há 25 estudantes e, no ensino médio, aproximadamente 4,8 mil. "O desafio é os governos estaduais, governo federal e alguns municípios trabalhar para que se consiga construir novas escolas e ampliar o atendimento para o ensino fundamental completo, que é uma grande demanda", destacou.

continua após a publicidade

Para construção das escolas, os municípios e estados tiveram que enviar projeto ao Ministério da Educação. Schimidt disse que a demanda foi grande. Segundo ele, foram solicitados R$ 66 milhões e, para algumas propostas, o ministério fez uma adequação de valores. Além da construção, o MEC vai repassar dinheiro também para aquisição de equipamentos, como carteiras, quadro e armário.

O diretor de Educação para Diversidade e Cidadania do Ministério da Educação ressaltou ainda a importância da formação dos professores. De acordo com ele, 86% das escolas indígenas são dirigidas por índios. Em 2006, 1,350 mil farão licenciatura. Mas a necessidade é maior, segundo Schimidt. Hoje existem 4 mil docentes indígenas em condições e com intenção de fazer licenciatura.