A Polícia Militar divulgou, nesta segunda-feira (08), os resultados das operações realizadas em Curitiba e Região Metropolitana desde o início do ano. O destaque é para o número de apreensões de armas: foram 171 unidades retiradas de circulação. No total, a Polícia Militar abordou 49.637 pessoas e vistoriou 18.746 veículos. As operações resultaram ainda na apreensão de quase cinco quilos de maconha e perto de mil pedras de crack.
De acordo com o coronel Avelino José Novakoski, comandante do Policiamento da Capital, os resultados são positivos, visto que a preocupação da PM nestas ações tem sido a prevenção. ?E mesmo assim estamos realizando prisões e encaminhamentos, que somaram 273 pessoas que deverão acertar as contas com a Justiça por estarem cometendo algum ato ilícito?, disse. No período, a Polícia Militar também apreendeu 975 adolescentes nas abordagens realizadas.
O coronel Novakoski explicou que os resultados apresentados são de ações de complementação preventiva de segurança. Nessas operações, que incluem bloqueios, varreduras e batidas policiais, são priorizados os bairros apontados pelo geoprocessamento (o mapa do crime), como locais de maior incidência de ocorrências. A Operação de Complementação Preventiva de Segurança foi subdividida em ações na região central e em quatro dos bairros considerados mais ?problemáticos?. ?Estamos atendendo todas as regiões da cidade, com rondas, patrulhamento, Projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante) e operações menores, mas o Largo da Ordem, e quatro bairros elencados a partir das estatísticas, recebem atenção especial, com aumento do policiamento e operações dirigidas?, detalhou o comandante.
Largo da Ordem
A região do Largo da Ordem, no centro de Curitiba, tem recebido efetivo maior para garantia de mais tranqüilidade às pessoas que moram ou trabalham naquela área. Ali, diariamente, são realizadas batidas policiais, em que as pessoas, a pé ou de carro, são abordadas e revistadas. Da mesma forma, a Polícia Militar tem ido a bares e lanchonetes onde há denúncia de tráfico de drogas, o tipo de crime de maior incidência na região.
Somente no Largo da Ordem e imediações já foram realizadas 2.642 abordagens, que resultaram na prisão de 11 adultos e no encaminhamento de um adolescente. Nas ações desenvolvidas nesta área, foram vistoriados 126 veículos, apreendidas 10 armas brancas, maconha e pedras de crack. ?Estamos combatendo o tráfico de drogas, que geram outros tipos de crime, como o furto e o roubo. Usamos policiais a pé e com viaturas que monitoram a região diariamente?, disse Novakoski.