Dezenove turistas estrangeiros foram assaltados em um período de 13 horas, entre a tarde de quarta-feira e o início da manhã de desta quinta-feira (17), em dois cartões-postais da cidade: a Escadaria da Lapa, no centro, e a Praia de Copacabana, na zona sul. Ao comentar os casos, o comandante da Polícia Militar, coronel Hudson de Aguiar afirmou que o Rio é "uma cidade segura". Ninguém tinha sido preso até o início da noite. Os ladrões levaram, ao todo, quatro câmeras digitais, dois celulares, vários relógios, uma filmadora e dinheiro: R$ 900,00 e US$ 60.

continua após a publicidade

Ontem, seis homens, em três motos, interceptaram uma van com 14 turistas perto da Escadaria da Lapa. Três bandidos invadiram o veículo e, sob escolta, seqüestraram os passageiros por aproximadamente 10 minutos, mas a van pifou. Os criminosos, então, fugiram carregando a chave de ignição e os objetos de seis passageiros. O assalto aconteceu a uma quadra de um carro da polícia que fazia patrulhamento.

Na manhã de ontem, cinco chineses, entre eles três funcionários do governo, foram assaltados na Praia de Copacabana, às 6h45. Um foi agredido com um soco no rosto e caiu no chão. Munidos com uma faca, dois homens negros levaram uma filmadora. Os turistas não registraram queixa na polícia. (Colaborou Felipe Werneck)

continua após a publicidade