Quando for concluído o trabalho na rua Bertha Klemtz, na Fazendinha, nesta semana, a Prefeitura somará 148 km de novas ruas pavimentadas ou recuperadas nos últimos 12 meses. São 385 ruas. A Bertha Klemtz, com 1.200 metros, ganha também calçada, que passará em frente à Unidade de Saúde Santa Amélia, que está em construção para atender 20 mil moradores. Para a dona de casa Tania Regina, o trabalho deixará a rua mais bonita. “Agora ganhamos asfalto definitivo, que vai evitar buracos”, disse ela. O trabalho na Fazendinha está sendo feito por equipes próprias da Prefeitura, com asfalto das usinas municipais, o que reduz em até 35% o custo da obra. Nas áreas reurbanizadas, onde há menor fluxo de veículos, são as equipes do Asfalto Cidadão. Em vilas como Campo Cerrado, Vila Verde ou Bairro Novo A, B e C, não há mais ruas de saibro. “Vamos manter o ritmo para diminuir a quantidade de ruas de saibro, que provocam transtornos aos moradores”, afirma o secretário municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni.

continua após a publicidade

Nova ponte na Fazendinha

Obra melhora trânsito na região.

Os motoristas que trafegam no bairro Fazendinha ganharão uma nova ligação de trânsito com a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que vai diminuir os congestionamentos nas ruas Carlos Klemtz e Raul Pompéia. O novo “atalho” passará pela nova ponte da rua Vereador Elias Karam, que está em fase de acabamento, e será entregue em março.

A mudança criará um caminho paralelo às ruas Carlos Klemtz e Raul Pompéia, que passam perto da Rua da Cidadania da Fazendinha. Esse novo eixo viário será formado pelas ruas vereador Elias Karam, Lenira dos Santos Reis, Engenheiro Toyoshi Sakai e Cidade Timbó. O motorista poderá desviar na altura da Rua da Cidadania e sair direto na rua Raul Pompéia, dois quilômetros à frente.

Para fazer a interligação, a Prefeitura construiu uma ponte de concreto de 57 metros, entre as ruas Elias Karam e a Lenira dos Santos Reis e nova calçada em blocos de concreto. “Passo com meu bebê todos os dias por aqui e a passagem era muito perigosa, por causa da antiga ponte de madeira. Agora ficou bom”, afirma Edneia Pinto, moradora da Fazendinha.

Eixo liga Tatuquara à João Bettega

continua após a publicidade

Outra importante obra de pavimentação em andamento na cidade é o Eixo Aníbal Khury. O trabalho está concentrado na av. Aníbal Khury, que ligará o Tatuquara à avenida João Bettega. As equipes da Prefeitura estão fazendo pavimentação e construção de calçadas nas ruas Paul Garfunkel e na rua Jovenilson Américo de Oliveira, no Tatuquara. Nesta primeira etapa, o Eixo fará a ligação entre as ruas Vicente Michelotto, na CIC, e Ângelo Zanon, no Tatuquara.