A ministra Ellen Gracie Northfleet foi eleita hoje presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Primeira e única mulher a integrar o STF na história do órgão, Gracie poderá assumir a presidência da República a partir de abril, se o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, resolver disputar uma cadeira no Senado. A presidente eleita do tribunal sucederá o presidente, ministro Nelson Jobim, que deixa a presidência da Corte no dia 30 e é tido como provável candidato a algum cargo eletivo em outubro.

continua após a publicidade

Como presidente do Supremo Tribunal, ela será uma das substitutas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atrás de Alencar, do presidente da Câmara, Aldo Rebello (PC do B- SP), e do presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Mas quem assumir o cargo em período eleitoral não poderá se candidatar na eleição deste ano. O vice-presidente e ministro da Defesa só não ficará nessa situação de inelegibilidade se disputar de novo a Vice-Presidência.

Apesar de ter sido escolhida numa eleição meramente protocolar e com resultado previsível – uma vez que o escolhido é sempre o ministro mais antigo do Supremo que ainda não exerceu a presidência do órgão -, Gracie demonstrou emoção. O mandato de presidente do STF é de dois anos.

continua após a publicidade