Rio ? Durante o Fórum Regional do Conselho Mundial da Energia, no Rio de Janeiro, o presidente da Eletrobrás, Aloísio Vasconcelos, anunciou que a empresa vai lançar títulos na Bolsa de Nova Iorque, no final de maio. A preparação da estatal para se adequar aos títulos, conhecidos como ADRs (American Depositary Receipts), requer adaptações às regras de governança corporativa exigidas pela legislação norte-americana. Os investimentos da Eletrobrás em 2006 alcançam R$ 5 bilhões, a maior parte em geração de energia.
O presidente da Eletrobrás também reafirmou que aguarda a decisão da Casa Civil sobre o plano de internacionalização da estatal. Atualmente, a legislação que criou a empresa limita sua atuação no Brasil. Para que a internacionalização possa ocorrer, é necessário que a lei seja reformulada. O plano prevê que a estatal comercialize no exterior seu conhecimento sob a forma de serviços de consultoria e tecnologia.
Após a decisão da Casa Civil, a proposta segue para o Congresso Nacional. O presidente da Eletrobrás disse não saber se as alterações na lei serão feitas por meio de projeto de lei ou medida provisória.