Eleição no Senado deve terminar às 13 horas, estima diretor-geral

Até o início da tarde de hoje (1°), os senadores já saberão quem vai presidir a Casa nos próximos dois anos. A solenidade de posse dos 27 senadores eleitos no ano passado é realizada de manhã e, logo depois, começa a eleição dos integrantes da Mesa Diretora.  

"Estimamos que por volta de 13 horas já se tenha concluído tudo isso", estimou o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, em entrevista à Rádio Nacional.

Segundo ele, a votação é rápida porque o número de parlamentares no Senado é menor que na Câmara: 81 senadores contra 513 deputados.

"Vota-se para presidente do Senado. Eleito o presidente, a sessão é suspensa e os partidos políticos fazem a indicação proporcional à bancada para os outros seis cargos da Mesa do Senado", destacou o diretor.  "A mesa-diretora é composta por um presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários", acrescentou.

Concorrem à Presidência Renan Calheiros (PMDB-AL) e José Agripino Maia (PFL-RN). Antes do início da votação, eles devem apresentar as propostas para comandar a Casa nos próximos dois anos.

A votação no Senado será feita em cédulas de papel, ao contrário da Câmara, que usará urnas eletrônicas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo