Eleição equilibrada no Pará estimula alianças

Com 99% dos votos apurados até o fim da tarde de hoje (7) no Estado, a eleição para governador no Pará revelou um equilíbrio entre os candidatos Simão Jatene (PSDB) e Maria do Carmo (PT), que vão disputar o segundo turno. Jatene obteve 863.059 votos (34,42%), enquanto Maria ficou com 725.198 votos (28,93%). O senador Ademir Andrade (PSB) ficou com 24,97%. Os partidos que fizeram oposição a Jatene – candidato apoiado pelo governador Almir Gabriel – obtiveram juntos um total de 62% dos votos válidos.

?A melhor aliança nesse segundo turno será feita com o povo?, disse o governador Almir Gabriel, para quem Jatene se saiu ?muito bem? no primeiro turno. Almir mostra números de pesquisas para demonstrar que seu afilhado político, em apenas quatro meses, saltou de 6% para 33%. Jatene endossa o coro do governador e garante que vencerá Maria. ?Eu tenho propostas; eles, não.?

A direção do PT no Estado já começou as articulações para atrair aliados, como Ademir Andrade e o vice-governador Hildegardo Nunes PTB), que alcançou 9,70%. ?Não discriminaremos ninguém e todos serão bem-vindos?, disse Maria do Carmo, que não descarta nem um eventual apoio do PMDB do ex-senador Jader Barbalho. Jader foi eleito deputado federal com uma votação histórica no Estado: 346 mil votos.

A nova senadora petista Ana Júlia Carepa, a mais votada, com 1,096 milhão de votos – a segunda vaga no Senado vai ser ocupada por Duciomar Costa (PSD) -, disse que quem estiver a favor de um Pará melhor ?deve apoiar Maria do Carmo?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo