Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontam que a eficiência operacional da Varig nos vôos domésticos despencou em junho e foi a pior da aviação comercial no período. O índice caiu de 55% em maio para 42% em junho. Este número é uma combinação dos cálculos de regularidade e pontualidade
O índice de regularidade mede a proporção das etapas de vôo previstas e efetivamente realizadas – ou seja, aponta a quantidade de cancelamentos. Neste quesito, o índice da Varig caiu de 62% em maio para 51% em junho. A pontualidade indica as etapas de vôo realizadas dentro dos horários previstos. Neste setor, a empresa teve uma pequena piora, passando de 89% em maio para 82% no mês passado
Na média, o desempenho das empresas aéreas como um todo piorou nos vôos nacionais, já que o índice de eficiência operacional foi de 84% em maio e de 80% em junho. O índice eficiência da Gol caiu de 94% para 91% no período. O da TAM recuou de 94% para 91%. Os dados da BRA não foram computados
A regularidade da Gol no transporte doméstico foi de 93% em junho, uma queda de três pontos frente a maio. A pontualidade ficou estável em 98%. A regularidade da TAM foi de 94% em junho, um ponto abaixo do mês anterior.