O Educandário São Francisco, unidade do Instituto de Ação Social do Paraná ? Iasp ? promoveu atividades especiais durante o carnaval. Os 121 adolescente presentes na instituição participaram de um bingo e videokê. "Essas atividades são fundamentais para promover a socialização desses adolescentes e criar um ambiente mais acolhedor e de recuperação", afirma o secretário Padre Roque Zimmermann.
Os eventos encerraram o período de férias, que foi repleto de atividades semelhantes. "Procuramos aproveitar esse tempo para explorar a criatividade dos meninos e os encorajar a usá-la em ações que gerem uma expectativa de vida melhor para quando saírem daqui", destacou a diretora da unidade, Solimar de Gouveia.
No dia 14 de janeiro, o Educandário São Francisco recebeu a visita do grupo francês de rap, Esquisse. O evento foi apenas o término de uma iniciativa dos professores do Educandário que resolveram trabalhar o hip hop como atividade de férias. Com o apoio dos professores, os internos foram divididos em seis grupos e trabalharam o hip hop – a música, a dança, o grafite e a poesia do movimento. Ainda com o incentivo dos professores os internos acabaram escrevendo doze músicas.
Na segunda quinzena de janeiro, as atividades envolveram esportes e artes pláticas. "Acabamos trabalhando principalmente o futebol, já que é o esporte que os meninos mais gostam", conta Solimar. As atividades de carnaval ofereceram prêmios para os adolescentes, como CDs e camisetas.