Começaram na terça-feira, dia 13, as inscrições para a 8ª edição do Desafio Sebrae, considerado o maior jogo virtual do mundo para universitários. Este ano os participantes terão que administrar uma empresa de cosméticos.
No Paraná, uma das novidades do ano é que os professores universitários poderão participar de um jogo demonstrativo, iniciativa inédita, que será realizado no dia 17, das 8 às 18 horas, no Hotel Mercure, em Curitiba.
O simulado do jogo vai proporcionar aos professores a vivência de como funciona o jogo virtual. O jogo demonstrativo não tem custo, mas as vagas são limitadas. Os professores que se inscreverem ganharão o software ‘Campus Empreendedor’, uma ferramenta estratégica com jogos e métodos sobre o empreendedorismo no meio acadêmico.
"Nosso objetivo é proporcionar aos educadores a oportunidade de conhecer o jogo e apresentar ferramentas de empreendedorismo que poderão ser usadas em sala de aula", explica Marta Ubeda, responsável pela área de Educação e coordenadora do Desafio Sebrae no Paraná. Ela explica que a meta do Estado é inscrever 5,5 mil universitários e que o jogo demonstrativo é uma importante estratégia de divulgação do concurso.
No Desafio Sebrae, os alunos vivem situações corriqueiras na vida de um empresário, como a tomada de decisões, os investimentos em matéria-prima e infra-estrutura, a contratação de mão-de-obra especializada, a formulação dos preços de custo e venda dos produtos, além das variantes que o mercado oferece no dia-a-dia empresarial.
"Quanto mais cedo a visão empreendedora for despertada nos jovens, mais eles terão chances de ter um negócio de sucesso e aproveitar a oportunidade de serem donos de seus próprios negócios", destaca Marta Ubeda de Souza. Esse estímulo tem reflexos no desenvolvimento de novos negócios, que geram mais empregos e tendem a incrementar a economia brasileira.
A competição virtual deste ano vai começar em maio. A semifinal nacional de 2007 será em São Paulo, e a final nacional em Brasília, ambas em novembro. Como prêmio, os vencedores ganharão uma viagem internacional para conhecer alguns dos principais centros de empreendedorismo internacional. As inscrições devem ser realizadas no endereço, www.desafio.sebrae.com.br, até o dia 27 de abril.
Desempenho paranaense
O Paraná ficou em segundo lugar na etapa nacional do Desafio Sebrae 2006, com a equipe Wolf Hunters, formada pelos estudantes Rafael Bolzan Lovato (Engenharia Civil – UFPR), Flavio Andrade Vieira de Farias (Engenharia Civil – UFPR), Edvando Eduardo Gomes da Silva (Engenharia Civil – UFPR), Gilberto Luiz Mattielo Junior (Psicologia – UFPR) e Grezieli Taíse de Oliveira (Publicidade – PUC).
A Wolf Hunters foi a vencedora da etapa estadual do Desafio no Paraná e uma das oito finalistas do prêmio no Brasil, ficando apenas 1,11 ponto da primeira colocada, a Equipe Homosapiens, do Maranhão.