A partir de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Educação e Meio Ambiente está sendo realizado, de 01 à 04 de dezembro, no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, implantado recentemente no Parque Newton Freire Maia, o 1º Paraná Orgânico.

continua após a publicidade

Durante o evento, o secretário da Educação, Maurício Requião, anunciou que o governo autorizou e, a partir de 2006, alunos recém formados pelos colégios agrícolas do Paraná poderão contar com o Pronaf Jovem, financiamento dirigido à manutenção da propriedade rural, com juros de 1% ao ano e dez anos para pagar.

A Secretaria de Estado da Educação, através do Departamento de Educação Profissional, coordenado pela professora Sandra Garcia, integra-se às demais secretarias promovendo a troca de experiências entre elas e os 16 Colégios Agrícolas existentes no Estado.

O secretário Maurício Requião destacou que o atual Governo resgatou e ampliou o número de escolas profissionalizantes, hoje com 355 cursos técnicos, em 261 escolas de 198 municípios. Para 2006, esse número será ampliado em mais 64 cursos. Ele disse que o governo vem dando atenção especial aos colégio agrícolas que haviam sido sucateados no governo anterior.

continua após a publicidade

?Nossos colégios agrícolas estavam praticamente fechados. Não tínhamos mais alunos e muito menos professores. Além de recuperar todos, inauguramos mais 4 novas unidades e gratuitamente para os alunos?, argumenta Maurício. Ele lembra que até o final de 2002, os alunos pagavam uma mensalidade pela utilização das instalações e permanência nas escolas. ?A partir de 2003, instituímos que o ensino seria de qualidade, com professores selecionados através de concurso público e gratuito, principalmente por se tratar de ensino dirigido aos filhos de pequenos agricultores?, explica.