Educação estadual pára na quarta-feira

Educadores públicos estaduais param as atividades nesta quarta-feira (30). A categoria fará passeata e manifestação em Curitiba a partir das 9 horas. A concentração será na praça Santos Andrade e depois segue em passeata até o Centro Cívico, no Palácio Iguaçu.

Os professores e funcionários de escolas lembram a data histórica 30 de agosto de 1988 (repressão no governo Álvaro Dias) e cobram do Governo Estadual equiparação salarial, plano de carreira para os funcionários de escolas e outros itens da pauta de reivindicação.

Dia 30 de agosto completa 18 anos a repressão cometida pelo então Governo Álvaro Dias contra os professores da rede pública estadual. Na ocasião, Dias mandou a Polícia Militar bater e reprimir com violência a manifestação dos professores que cobrava compromissos assumidos pelo então governador.

A partir disso o dia 30 de agosto é o Dia de Luto e de Luta dos Trabalhadores da Educação Pública do Paraná.

Neste ano os educadores vão cobrar as promessas de campanha não cumpridas pelo governador Roberto Requião, do PMDB.

A categoria quer que o Governo Estadual equipare os salários dos educadores aos dos agentes profissionais do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), que implante o plano de carreira dos funcionários, conforme compromisso assumido pela secretaria de Educação e que já foi objeto de discussão entre a APP e a própria Seed, além de aumentar os recursos para a educação pública estadual.

Outro objetivo da mobilização é convencer o governo a parar de perseguir a APP-Sindicato e educadores e abrir negociações efetivas sobre as reivindicações da categoria.

Se o governo insista em não atender as reivindicações, a categoria vai avaliar outras formas de mobilização. A greve não está descartada, pode entrar na ordem do dia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo