A Secretaria de Estado da Educação encerrou o período de matrículas para 2005 em prazo recorde e sem a existências de filas nos colégios e escolas da rede pública estadual. Segundo a chefe do Departamento de Infra-Estrutura, Ana Lúcia Schulhan, "a rigorosa organização e o cumprimento dos prazos estabelecidos permitiram o encerramento do processo de matrículas em prazo recorde".
Para ela, a utilização das cartas matrículas facilitou todo o processo. "A carta matrícula é um instrumento do Estado, que serve para o direcionamento do aluno para a escola mais próxima de sua residência, possibilitando assim uma economia de despesas, inclusive com o transporte do aluno", explicou.
A carta matrícula é feita em parceria com os Núcleos Regionais de Educação e pela Copel. "Com a utilização da fatura de luz da Copel, a Secretaria da Educação pode considerar não só a distância entre o colégio e a moradia do aluno, mas também a questão da segurança. Se, por exemplo, no trajeto existir uma estrada, o sistema automaticamente escolhe outra escola", ressaltou Ana Lúcia