Educação com Ciência mostra o alto nível do ensino público no Paraná

O secretário da Educação, Mauricio Requião, abriu oficialmente neste sábado (19) a quarta etapa do projeto ?Educação Com Ciência?, que acontece no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), até o dia 23 de novembro.

Maurício Requião disse que o ?Educação Com Ciência? é um programa que se soma aos demais da Secretaria em prol da educação. ?Este encontro dos saberes está sendo um sucesso. Tem tudo para alargar os horizontes da educação no Paraná?, afirmou. ?Formamos um tripé da educação por meio de projetos integradores. Os Jogos Colegiais para o esporte, o Fera para as artes e o \\\’Educação Com Ciência\\\’ para a ciência e para o conhecimento\\\", ressaltou.

O coordenador do projeto, Mário Lunardi, disse que o programa tem uma função especial porque acaba com o mito da escola pública de baixa qualidade. ?Aqui estaremos expondo 405 trabalhos confeccionados pelos nossos alunos nas escolas. Este é o espaço para que os nossos alunos provem seu valor?, disse.

Ao todo estão participando 1.620 alunos e 405 professores dos ensinos médio e fundamental da rede estadual de educação, de 43 municípios, que expõem seus trabalhos, e vão apreciar a exposição das entidades de pesquisa e estudos das parceiras do projeto, como a Petrobrás, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Tecpar, Lactec, entre outras. E ainda verão a exposição do Museu de Astronomia do Rio de Janeiro que trouxe as miniaturas das invenções de Da Vinci.

Estiveram presentes na solenidade de abertura os secretários estaduais Aldair Rizzi, da Ciência Tecnologia e Ensino Superior; Nizan Pereira, Assuntos Estratégicos; e os deputados estaduais Mauro Moraes e Ângelo Vanhoni, além dos chefes de departamentos da Secretaria de Educação, chefes dos Núcleos Regionais de Educação e demais autoridades.

Balanço – Nas três primeiras etapas já participaram aproximadamente 4.200 alunos e 970 professores de 247 municípios do Estado. Foram expostos 970 trabalhos, confeccionados nas escolas, e ofertadas 165 oficinas. Aproximadamente 16 mil pessoas, entre comunidade em geral e estudantes da região, visitaram as exposições. A última etapa do ?Educação Com Ciência? ocorrerá em Londrina de cinco a nove de dezembro.

Lançamentos – Durante a cerimônia foi lançado o Caderno Temático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, que será destinado aos alunos do ensino fundamental. ?Este caderno diz respeito a uma parte muito importante de nossa história que não era discutida dentro das escolas. Trata-se de um documento que traz informações sobre o papel dos povos africanos – de sua cultura e história, que são muito importantes na formação na nossa nação?, explica Mauricio Requião.

Foi entregue ainda a segunda remessa de livros que compõem a biblioteca do aluno. Até o final do mês os 137 títulos de literatura brasileira e universal já estarão nas 2.100 escolas do Estado. Somando-se a primeira remessa, totalizarão 266 livros para a complementação das bibliotecas das escolas.

Inauguração – Após a solenidade de abertura, o secretário Mauricio Requião inaugurou uma sala de projeção pertencente ao Parque de Ciências Newton Freire Maia.

Segundo o diretor do Parque, Sérgio Farias, a sala conta com um grande diferencial. ?Conseguimos uma licença especial para exibir o programa Google Earth, que trata-se de um software que permite ter uma visão satélite em 3D do globo terrestre?, explica.

?Este é um espaço pedagógico que utiliza recursos didáticos da tecnologia da informação mais avançada. Com isso, o aluno faz uma viagem pelo mundo, observa por exemplo cordilheiras, vulcões?, ressalta Farias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo