Para garantir a tranqüilidade durante as votações deste ano, um manual desenvolvido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em parceria com o LED (Laboratório de Ensino a Distância) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), está sendo implantado em caráter experimental no Estado.
Foram produzidos 30 mil CD-ROM e 30 mil manuais, indicando como os mesários devem proceder antes, durante e depois da votação, segundo as determinações do Tribunal Superior Eleitoral. É a primeira vez que um estado brasileiro usa a educação a distância para o treinamento de pessoal em eleições.
O ensino a distância também é tema de reportagem sobre a reintegração no sistema carcerário. Inconformada com o massacre do Carandiru, em 1992, uma professora decidiu mudar os rumos de um complexo carcerário brasiliense adotando qualificação de qualidade e o cooperativismo.
Sem sair da linha tecnologia e educação, o MIC (http://www.mic.ufsc.br) divulga a criação do Pólo Catarinense da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). A iniciativa visa exportar o conhecimento catarinense para outros estados do país e popularizar o segmento.
O Núcleo de Mídia Científica traz ainda uma matéria sobre as ciências naturais no ensino médio. Através de estudo desenvolvido em escolas curitibanas, o professor de Física Paulo Sen Lee descobriu um nível acentuado de credulidade entre educadores de ciências naturais e seus alunos. A dissertação de mestrado de Paulo colocou frente a frente as pseudociências e o método científico nas salas de aula.
Também na linha de cobertura das pesquisas que incorporam ferramentas de transformação da sociedade, o MIC apresenta o trabalho do policial militar Renato N. Ramlow. Preocupado com o aumento da demanda ao 190, o mestrando coloca a corporação nos trilhos da evolução tecnológica, disponibilizando aos moradores de São José o acesso on-line a todos os serviços da PM. Segundo ele a proposta vai desafogar as poucas linhas telefônicas do COPOM (Centro de Operações Policiais Militares).