A balança comercial da zona do euro (que reúne os 16 países que utilizam o euro como moeda) voltou a registrar superávit em junho, após apresentar déficit no mês anterior. O resultado refletiu o aumento das exportações e das importações para o nível mais alto em mais de um ano e meio, de acordo com divulgados hoje pela agência de estatísticas da União Europeia (Eurostat). Segundo a agência, a zona do euro teve superávit comercial de 2,4 bilhões de euros (US$ 3,07 bilhões), após um déficit revisado de 3,3 bilhões de euros em maio. Originalmente, o déficit comercial de maio havia sido estimado em 3,4 bilhões de euros.
O superávit comercial foi mais forte que o esperado. Economistas previam estabilidade em junho. As exportações cresceram 27% no mês, na comparação com junho do ano passado, para 137,9 bilhões de euros, enquanto as importações subiram 31%, para 135,4 bilhões de euros.
Os números são os maiores registrados desde outubro de 2008, quando as exportações totalizaram 141,1 bilhões de euros e as importações alcançaram 142,1 bilhões de euros, mostrando que o fluxo comercial da zona do euro está se recuperando em comparação com o início de 2009, quando foi afetado pela intensificação da crise financeira e pelo aprofundamento da recessão global. As informações são da Dow Jones.