A economia da zona do euro importou mais produtos do que exportou em janeiro, em uma indicação de que o bloco está seguindo para o sexto trimestre consecutivo de contração. De acordo com dados da Eurostat, a zona do euro teve déficit comercial de 3,9 bilhões de euros (US$ 5,1 bilhões) no primeiro mês deste ano. Os economistas consultados pela Dow Jones previam superávit de 1,0 bilhão de euros.
Não é incomum a zona do euro ter déficit em janeiro, já que as importações de energia aumentam. O resultado negativo do mês em 2013 foi menor do que o de 9,1 bilhões de euros registrado em janeiro do ano passado. Em termos ajustados sazonalmente, as exportações subiram 2,0% na comparação com dezembro, enquanto as importações aumentaram 3,1%. O saldo de dezembro foi revisado para superávit de 10,8 bilhões de euros.
Em sua primeira publicação de dados sobre o ano de 2012 inteiro, a Eurostat afirmou que o superávit comercial da Alemanha subiu para 186,7 bilhões de euros, de 157,4 bilhões de euros em 2011. Também houve sinais positivos nos países mais enfraquecidos do sul da Europa. A Itália teve superávit de 11,1 bilhões de euros em 2012, depois do déficit de 25,5 bilhões de euros em 2011. Os déficits comerciais de Espanha, Grécia, Portugal e Chipre diminuíram no ano passado. As informações são da Dow Jones.