Zimmermann: crédito a distribuidoras terá decreto até 6ª

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, informou que o governo deve publicar até a sexta-feira, 28, decreto para operacionalizar os empréstimos às distribuidoras de energia. Os financiamentos entre as empresas e os bancos, no valor de R$ 8 bilhões, serão intermediados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Zimmermann disse que o decreto deve trazer as diretrizes para a criação das contas das distribuidoras.

Por meio do decreto, o governo também deve reconhecer como ativos indenizáveis os recebíveis das distribuidoras relativos aos futuros reajustes nas tarifas a que elas têm direito. Com isso, as distribuidoras poderão registrar em balanço o recebível como um ativo correspondente ao passivo da dívida do financiamento. Isso deve tornar os financiamentos mais seguros. A informação foi antecipada pelo Broadcast, serviço de informações da Agência Estado.

Zimmermann disse que o governo não decidiu ainda o preço da energia para o leilão A-0, destinado à contratação de energia imediata às distribuidoras. “Isso ainda está sendo estudado”, afirmou. O leilão está marcado para o dia 25 de abril.

O secretário-executivo informou ainda que o governo vai aguardar até o início de maio para fazer uma avaliação definitiva dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, que estão baixos devido à estiagem. Segundo ele, não há nenhum indicativo de que haverá déficit na oferta de energia neste ano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo