O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, afirmou que seu país precisa concluir a reestruturação de seu sistema financeiro “para que não haja uma sombra de dúvida sobre a capacidade de financiamento de nosso sistema”, de acordo com reportagem publicada hoje no website do Financial Times (FT).
Em entrevista ao jornal, Zapatero declarou que as mudanças no setor financeiro da Espanha representaram “a reforma mais ambiciosa e de mais longo alcance desta indústria ao longo dos últimos 20 anos no país”, de acordo com o FT. Embora os recursos para recapitalizar o setor financeiro tenham origem até o momento nos fundos públicos, o primeiro-ministro se diz confiante em que um maior fortalecimento do sistema poderá ser feito principalmente com capital privado.
Zapatero comentou, ainda, que com uma moeda comum como o euro, “você não precisa somente de um banco central; precisa de uma política econômica, uma política monetária que sejam coordenadas”, relatou o FT. O primeiro-ministro acrescentou que “uma união econômica mais robusta e uma União Europeia mais integrada” serão necessárias. As informações são da Dow Jones.