Melhores oportunidades de educação para comunidades de baixa renda e programas para desenvolver o empreendedorismo podem expandir as oportunidades de trabalho e beneficiar o mercado de trabalho como um todo, afirmou a presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Janet Yellen.
Em comentários preparados para serem lidos esta tarde, a presidente da autoridade monetária ponderou que comunidades de renda baixa e moderada e minorias continuam com dificuldades em encontrar empregos mesmo com a melhora do mercado de trabalho.
“Essas taxas elevadas de desemprego sublinham a necessidade de um desenvolvimento efetivo das oportunidades de trabalho para essas comunidades”, disse.
Yellen não discutiu política monetária em seus comentários iniciais. Ao invés disso, ela sugeriu que o desenvolvimento da força de trabalho e outros programas de ajuda a grupos desfavorecidos são parte central da missão do Fed, juntamente com a política monetária e regulação financeira.
“Espero que vocês saibam que têm uma parceiro no Federal Reserve. Usamos nossas ferramentas com o mesmo objetivo: fazer a economia funcionar em benefício de todos os norte-americanos”, disse, acrescentando que a educação pública é “provavelmente a melhor estratégia de desenvolvimento da força de trabalho”. Fonte: Dow Jones Newswires.