O Federal Reserve deve começar a elevar taxas de juros de curto prazo em setembro, de acordo com economistas de empresas privadas consultados pelo Wall Street Journal, o que indica uma significativa mudança nas previsões anteriores, que colocavam um aperto em junho.

continua após a publicidade

Cerca de 65% dos economistas do levantamento preveem um aumento de juros em setembro, enquanto apenas 18% creem em um primeiro movimento em junho. Apenas um mês atrás, os economistas estavam divididos de forma mais equilibrada, com 48% prevendo um primeiro aumento de juros em junho, enquanto 38% esperavam setembro.

A pesquisa foi realizada entre sexta e terça-feira, na qual 60 analistas ofereceram previsões para o momento do aumento inicial.

O economista-chefe da Capital Economics, Paul Ashworth, mudou sua previsão de junho para setembro, mas ele disse que um aperto em junho ainda é uma possibilidade real. “As próprias autoridades do Fed parecem estar extremamente cautelosas” sobre a elevação de juros, disse ele, e os dados econômicos recentes vieram “um pouco mais fracos”, embora o inverno rigoroso possa ter sido o principal culpado. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade