Após nove meses de negociação como BC (Banco Central), o WhastApp Pay foi liberado nesta terça-feira (4). O sistema é um serviço de transferência bancária gratuita entre usuários no Brasil. Quase um ano após a tentativa frustrada de lançamento, o recurso estreia com a parceria de três dos cinco maiores bancos do país: Itaú, Bradesco e Banco do Brasil.
Não entraram na parceria Santander e Caixa Econômica Federal.
A opção começa a ser disponibilizada gradualmente nas próximas semanas. O Brasil é o segundo maior mercado do WhatsApp no mundo, com mais de 120 milhões de pessoas, perdendo apenas para a Índia, que tem 400 milhões.
Usuários que tiverem cartões de débito, pré-pago ou combo das instituições Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard, poderão transacionar dinheiro pela plataforma. O processo é todo feito no aplicativo e não cobra taxas.
A operação das transações é feita pela Cielo. Cartões de crédito não são válidos.
Como funciona o WhatsApp Pay?
O sistema funciona a partir do Facebook Pay, um modelo que integra as informações de pagamentos de WhatsApp, Facebook e Instagram. Segundo Zuckerberg, é um “método simples e seguro de enviar dinheiro em uma conversa”, fazer uma doação ou comprar nas lojas disponíveis nas plataformas.
+ LEIA TAMBÉM: Chuva de meteoros com pedaços do cometa Halley vão iluminar o céu nesta noite
O serviço de pagamentos é disponibilizado na última versão do WhatsApp. Para enviar e receber dinheiro de amigos e familiares, você precisa configurar o Facebook Pay e verificar um cartão pré-pago, um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito emitido por um dos bancos participantes.
Veja abaixo como enviar dinheiro pelo WhatsApp Pay:
- Abra a conversa com o contato para o qual você deseja enviar o dinheiro, toque em Anexar > Pagamento.
- Toque em CONTINUAR na tela do Facebook Pay.
- Toque em CONTINUAR para aceitar os termos de uso do serviço.
- Crie um PIN de 6 dígitos para o Facebook Pay.
- Insira seu PIN do Facebook Pay novamente para confirmá-lo e toque em AVANÇAR.
- Para usar sua impressão digital ao invés de inserir seu PIN manualmente, toque em USAR IMPRESSÃO DIGITAL. Caso contrário, toque em Pular para inserir seu PIN manualmente.
- Insira seu nome, sobrenome e CPF. Em seguida, toque em Avançar.
- Adicione os dados do seu cartão, incluindo o número do seu cartão de débito, a data de validade e o código CVV.
- Toque em SALVAR.
- Após adicionar os dados do seu cartão, você poderá verificá-lo. Para saber como verificar seu cartão, leia este artigo.
Você precisa ter pelo menos 18 anos de idade e um cartão pré-pago, um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito emitido por um dos bancos ou parceiros participantes para usar o Facebook Pay e para enviar e receber dinheiro no WhatsApp.
Não é possível usar o serviço de pagamentos no WhatsApp Web nem no WhatsApp para computador.
Em termos de segurança, a transferência no Facebook Pay exige uma senha de seis dígitos ou a biometria em dispositivos compatíveis.
Mais praticidade para enviar dinheiro pela internet
Os representantes dos bancos parceiros destacam que a opção serve como uma praticidade a seus clientes, que terão outra forma de transferir sem pagar taxas, o que se tornou viável desde o lançamento do Pix, em novembro, que logo se popularizou.
No longo prazo, o Facebook se beneficia por ter entrado cedo neste mercado enquanto ainda é, de longe, o aplicativo de mensagens mais usado entre os brasileiros.
Para Yasodara Córdova, pesquisadora de internet na Kennedy School, em Harvard, esse modelo enforca a competição antes mesmo de ela começar.”
A vantagem competitiva do WhatsApp é uma base de dados gigante sobre o que as pessoas fazem “mesmo que não seja possível ler o conteúdo das mensagens. Com Facebook, WhatsApp, Instagram e outros aplicativos, criam um monopólio de dados que dificilmente abrirão a competidores”, afirma.
Para saber mais sobre o WhatsApp Pay, acesse a central de ajuda.