O governo da Alemanha anunciou hoje que o presidente do Bundesbank (banco central do país), Axel Weber, deixará o cargo em 30 de abril. O anúncio foi feito após uma reunião entre Weber e a chanceler Angela Merkel. Segundo o porta-voz do governo, Steffen Seibert, Weber disse a Merkel que está renunciando por “motivos pessoais”. O porta-voz acrescentou que o sucessor de Wener será nomeado “no momento oportuno”.

continua após a publicidade

Não houve um anúncio sobre se Weber também vai renunciar a seu posto no Conselho Diretor do Banco Central Europeu (BCE). Weber era considerado o principal favorito a ser o sucessor de Jean-Claude Trichet no comando do BCE. O porta-voz disse que a conversa entre Weber e Merkel não foi sobre isso.

O ministro da Economia, Rainer Brüderle, elogiou Weber por defender a independência do Bundesbank e por ajudar o BCE a manter a estabilidade de preços na zona do euro (que reúne os 17 países que utilizam o euro como moeda). “Ele ajudou a dar forma à política do BCE numa situação que nem sempre foi fácil. Ele merece respeito e agradecimentos”, disse Brüderle. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade