O grupo português Sonae anunciou a venda dos supermercados de sua subsidiária brasileira ao Wal-Mart, maior empresa de varejo do mundo, por 635 milhões de euros (R$ 1,729 bilhão). A informação já havia sido divulgada – sem desmentido das partes envolvidas – em reportagem feita pelo O Estado do Paraná, no dia 1.º de outubro passado.
Em comunicado enviado ontem à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (órgão regulador do mercado português), o Sonae, que no Brasil possui 140 lojas localizadas na região Sul com as bandeiras Nacional, BIG, Mercadorama e Maxxi, informa que a decisão foi influenciada ?pela dificuldade da operação em apresentar níveis de rentabilidade superiores ao elevado custo do capital?, sobretudo devido ?às elevadas taxas de juros reais verificadas ao longo dos últimos anos, que colocaram o custo do capital em patamares extremamente elevados?.
Para o Wal-Mart, também trata-se do segundo grande negócio realizado recentemente. Por US$ 300 milhões, a rede americana já havia comprado a cadeia de lojas nordestina Bompreço.
?A aquisição reflete a importância estratégica do Brasil para o Wal-Mart, devido à sua relevância no continente, ao potencial do mercado interno, à qualidade da mão-de-obra e do setor produtivo nacional, tanto industrial como agropecuário?, afirma o presidente do Wal-Mart Brasil, Vicente Trius. ?Este negócio contribui para posicionar o Wal-Mart ainda melhor como uma operação de varejo nacional?.
A transação inclui 37 hipermercados BIG, 91 supermercados – 24 Mercadorama e 67 Nacional -, 12 Maxxi Atacado, 4 centros de distribuição, além de 3 postos de gasolina, 7 restaurantes e 1 frigorífico. ?Esse investimento demonstra nossa confiança no desenvolvimento do País e, portanto, nossa intenção em contribuir com esse crescimento, por meio da geração de emprego, apoio à indústria nacional e conduta socialmente responsável, além de contribuir para a modernização do setor varejista?, ressalta.
Redes
O Sonae chegou ao Brasil em 1990, quando comprou 50% da rede gaúcha de supermercados Real. Em 1997, adquiriu a totalidade do controle e no ano seguinte comprou o Cândia (SP) e o Mercadorama (PR). No Paraná, o grupo Sonae tem 36 unidades: nove lojas Big, 24 lojas Mercadorama, duas lojas Maxxi Atacado e um centro de distribuição, e emprega cerca de 8 mil pessoas. Em 2004, a rede faturou em todo o País – SP, PR, RS e SC – R$ 4,38 bilhões.
Já o Wal-Mart chegou ao Brasil em 94, com a abertura do escritório central em Osasco (SP). Em 95, abriu três Sam?s Club, todos no Estado de São Paulo, e as duas primeiras lojas Wal-Mart Supercenter. Em Curitiba, há atualmente três unidades Wal-Mart e dois Sam?s Club. Em 2004, o faturamento da rede no Brasil foi de R$ 6 bilhões, o terceiro maior, atrás do Pão de Açúcar e do Carrefour.
