Após 11 anos instalada no Paraná, a rede Wal-Mart Brasil anunciou, ontem, que irá investir R$ 1,6 bilhão na construção de 90 lojas da rede em todo o Brasil. No Paraná, serão três novos estabelecimentos.

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Um em Curitiba, outro em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e outro em Foz do Iguaçu, no oeste do Estado. Ao todo, os investimentos para essa ampliação no Estado chegarão aos R$ 50 milhões e irão gerar 250 postos de trabalho.

Em Curitiba, ontem, o presidente do Wal-Mart Brasil, Hector Núñes, contou que, no final do terceiro trimestre, será construída uma unidade da bandeira Todo Dia, também pertencente à rede. “Vamos investir R$ 3 milhões na construção desse estabelecimento. Diretamente, o Todo Dia irá gerar 50 empregos”, anuncia.

De acordo com Núñes, esse estabelecimento trará um novo formato de mercado à capital. “A rede Todo Dia oferece produtos às classes C, D e E. No Paraná, acredito que conseguiremos atingir o público que frequenta mercados de bairro. Uma das preocupações do Todo Dia é a concorrência local, por isso, em todas as lojas vamos oferecer produtos em média 10% mais baratos”, explica o presidente.

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Já nas lojas de Pinhais e Foz do Iguaçu, que serão da rede Maxxi Atacado, Núñes conta que os investimentos chegarão a R$ 23 milhões e R$ 24 milhões, respectivamente.

“Cada uma delas irá gerar 100 empregos diretos. No modo de compra pelo atacado, o consumidor tem um diferencial de preço em média de 15% e 5%. Portanto, Maxxi e Todo Dia são prioridades na expansão do Wal-Mart esse ano. O Paraná é um Estado altamente importante e estratégico para ampliação dessas bandeiras, além disso, é uma região cujo público recebeu muito bem as marcas da rede Wal-Mart”, reconhece Núñes.

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Para o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart (PT), a chegada de uma das lojas da rede à cidade é de extrema importância para a economia local. “A loja trará novos empregos que serão priorizados aos moradores de Pinhais, tanto para aqueles que trabalharem na loja quanto para os produtores que fornecerão alimentos ao mercado. Esses foram fatores importantes e que pesaram na concretização da parceria”, avalia.

Além das bandeiras Wal-Mart, Maxxi e Todo Dia, a rede é responsável pelas lojas Sam’s Club, Big e Mercadorama. As duas últimas compradas em 2005, do grupo Sonae. Daquela época até hoje, a rede já investiu R$ 123 milhões no Paraná.