A montadora alemã Volkswagen deu início hoje à produção do modelo Polo na Índia e disse que está de olho em “possíveis projetos” no país com a japonesa Suzuki, como parte de sua aliança estratégica com a companhia anunciada esta semana. O Polo está disponível para o mercado indiano na versão a diesel e a gasolina.
A empresa fabrica carros no país em sua planta recentemente inaugurada em Chakan, no Estado de Maharashtra, e “planeja elevar a produção e contratar mais gente”, disse o presidente e diretor-geral da unidade, Joerg Mueller. A fábrica custou à alemã 580 milhões de euros (US$ 848 milhões) e tem capacidade anual para 110 mil carros.
Na última quarta-feira, a Volkswagen anunciou que comprará uma fatia de 20% na Suzuki. “Estamos estudando opções para possíveis projetos na Índia com a Suzuki”, disse o membro do conselho de diretores da Volks, Jochem Heizmann, sem dar detalhes. A Maruti Suzuki India, unidade local da Suzuki, é líder do mercado indiano, vendendo um em cada dois carros fabricados no país. As informações são da Dow Jones.