A montadora sueca Volvo investirá este ano no Brasil R$ 75 milhões, sendo R$ 50 milhões na construção de um novo centro de logística de peças em Curitiba, e os outros R$ 25 milhões para passar a fabricar localmente caixas de câmbio e motores, peças hoje importadas da Suécia. A previsão é que o centro de logística, que terá 28,2 mil metros quadrados, entre em operação em 2012.
“O investimento para esse centro de logística é um investimento novo, fruto do forte crescimento do mercado brasileiro. Ele não estava previsto nos investimentos projetados para o triênio 2009-2011”, afirmou o presidente da Volvo no Brasil, Roger Alm.
Segundo o executivo, os R$ 25 milhões para a nacionalização das caixas de câmbio e dos motores 11 litros já eram previstos. O modelo de caixa de câmbio que será produzido localmente, chamado I-Shift, equipa hoje cerca de 60% dos caminhões comercializados e pode chegar a 90%.
Nilton Roeder, diretor de Powertrain da Volvo, disse que a produção dessas caixas de câmbio será feita em dois turnos para atender a demanda. “Serão produzidas 13 mil unidades por mês em cada turno”, afirmou. Segundo ele, as vendas de caminhões da Volvo no ano passado cresceram cerca de 80% e devem continuar a aumentar neste ano. A estimativa da Volvo é que o mercado de caminhões no Brasil cresça este ano entre 5% e 10% e que as vendas da empresa cresçam um pouco acima desses patamares.
Obras
O início das obras, que ainda depende de licença ambiental, está previsto para abril, com o começo das operações no último trimestre de 2012, informou Paulo Ricardo Turci, responsável pela divisão de peças na América do Sul. Segundo ele, o novo centro vai duplicar a capacidade de armazenamento para 264 mil metros cúbicos. Com a finalização desse projeto, será fechada uma unidade de estoque de peças localizada fora do complexo.
O investimento no centro de distribuição, diferentemente da montagem da caixa de câmbio, não está dentro do programa de investimentos de US$ 250 milhões em três anos, a ser finalizado em 2011.
Nos últimos dois anos, o Brasil foi o maior mercado no segmento de caminhões entre as operações globais da Volvo. A montadora mordeu 15% do mercado brasileiro de caminhões pesados no ano passado e sua filial brasileira teve faturamento de R$ 6,8 bilhões, incluindo receitas com exportações. Em entrevista coletiva à imprensa, o presidente da Volvo no Brasil, Roger Alm, preferiu não traçar muitos números para 2011, mas adiantou que o ano começou com vendas aquecidas. “Começou muito bem. Tivemos um início de ano muito bom”, afirmou. O executivo acrescentou que a montadora está preparada para crescer acima do mercado.
Só em janeiro, a Volvo contratou 170 funcionários, sendo que boa parte será absorvida com o início do terceiro turno da linha de cabines, previsto para este mês. Como informou a empresa, a nova linha de caixas de câmbio deve começar as operações com dois turnos de trabalho, com 13 mil unidades produzidas ao ano em cada um deles.
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