Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil encerrou 2010 como o maior mercado de caminhões da Volvo no mundo, à frente dos Estados Unidos. No ano passado, a montadora sueca vendeu 16,2 mil unidades no País (considerando os veículos exportados, foram 18,3 mil unidades). O faturamento foi de R$ 6,8 bilhões, contra R$ 3,9 bilhões em 2009. A receita obtida em 2010 foi a maior desde que a Volvo começou a produzir veículos no País, em 1979.
As vendas da Volvo em 2010 cresceram cerca de 80%, enquanto o mercado de caminhões avançou aproximadamente 60%. Segundo Bernardo Fedalto Jr, gerente de caminhões da linha F, a estimativa para este ano também é de crescimento. “O mercado deve crescer entre 5% e 10%, mas nós devemos crescer um pouco acima disso”, afirmou. A montadora sueca encerrou 2010 com 15% de participação no mercado de caminhões, contra 13% em 2009.
Para atender ao forte crescimento de 2010, a empresa contratou cerca de 1 mil funcionários e hoje emprega cerca 3 mil trabalhadores. Este ano já fez mais contratações; só em janeiro, 170 novos profissionais foram admitidos.
Com relação a preço, os veículos sofreram um reajuste médio de 3% em janeiro. O último aumento havia sido realizado em julho do ano passado e tinha sido de aproximadamente 2,5%, de acordo com Nilton Roeder, diretor de Powertrain.