Produto

Volvo lança novo modelo de caminhão em Curitiba

A crise no mercado internacional não deve afetar as metas de produção e vendas da Volvo. Ontem, em Curitiba, a montadora fez o lançamento de um novo modelo de caminhão, criado para atender um crescente segmento de mercado.

O FM 11 Litros, um caminhão intermediário de 370 cavalos que a empresa começa a produzir em série a partir de dezembro, é direcionado para clientes que atuam na faixa de 50 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC).

Com o novo produto, a montadora pretende manter o constante crescimento de vendas, seguindo a tendência do aumento da produção do setor. De acordo com o gerente de planejamento estratégico da Volvo, Sérgio Gomes, enquanto que no ano passado foram mais de 60 mil caminhões vendidos no Brasil, para esse ano, a expectativa é que essa marca exceda as 80 mil unidades vendidas, o que corresponde a 60% das vendas de caminhões na América Latina.

Especificamente para a Volvo, Bernardo Fedalto afirma que o mês de outubro representou o melhor mês de faturamento da empresa, com 1.037 caminhões vendidos no período. Contudo, segundo Sérgio Gomes, a empresa já estima uma queda de 5% a 10% nas vendas para o próximo ano.

Chuniti Kawamura
FM 11 deve chegar ao mercado a um custo mínimo em torno de R$ 320 mil.

O cenário turbulento da economia internacional, embora já force algumas montadoras a assumir uma postura mais comedida em relação a produção, não assusta o presidente da Volvo do Brasil, Tommy Svensson. Segundo ele, a empresa vem cumprindo metas definidas anteriormente à crise e que não há motivos para redirecionar o planejamento.

“O mercado é variável há tempos, isso não é surpresa. É claro que temos que ter sensibilidade e responsabilidade para o futuro”, diz. Svensson ressalta que o lançamento do novo caminhão é resultado de estudos intensificados num período de cinco a seis anos.

O gerente de caminhões da linha F, Bernardo Fedalto Júnior conta que foram investidos mais de US$ 25 milhões no projeto para viabilizar a produção do FM 11.

“Depois de 2003, quando entramos no mercado com os semi-pesados, passamos a ter um crescimento seguido. Com esse novo produto, devemos dar seqüência a isso.”

Fedalto Júnior explica que o novo modelo agrega o que há de melhor em tecnologia para caminhões. “Trouxemos a melhor tecnologia disponível para esse segmento na Europa, com o que temos de melhor em recursos eletrônicos e em aparatos de segurança”, afirma. O FM 11 deve chegar ao mercado a um custo mínimo que deve girar em torno de R$ 320 mil.

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