INDICADOR SERASA

Volume de cheques devolvidos cresce 2% no mês de maio

Foram devolvidos 2% de cheques no mês de maio de 2011 em todo o Brasil, o mesmo percentual registrado em abril, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos.

Já na comparação entre os cinco primeiros meses dos anos de 2011 e 2010, a inadimplência com cheques apresentou elevação. Foram devolvidos, de janeiro a maio deste ano, 1,93% de cheques, ao passo que em igual período de 2010 esse percentual havia sido de 1,90%. Também houve elevação na relação com maio de 2010, quando foram devolvidos 1,86% de cheques.

Para os economistas da Serasa Experian, apesar da inadimplência com cheques em maio repetir a mesma registrada no mês anterior, há uma estabilização em patamar elevado. A maior utilização dos cheques pré-datados, para driblar taxas de juros mais altas, e as devoluções decorrentes das compras no Dia das Mães, contribuíram para a manutenção do indicador.

Deve-se considerar também que o maior endividamento do consumidor e as elevadas taxas de juros continuam sendo a razão primeira para justificar qualquer modalidade de inadimplência.

Em termos de perspectiva, a inadimplência com cheques deve apresentar leves oscilações, para cima ou para baixo, em relação ao patamar atual, permanecendo numa referência elevada.

Estados e regiões

De janeiro a maio, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,40%). São Paulo, por sua vez, foi o estado com menor percentual,

(1,47%). No Paraná, o volume de cheques devolvidos ficou em 1,67%, abaixo da média nacional. Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques nos cinco primeiros meses de 2011, com 4,11%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,58%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna