economia

‘Voltamos a sonhar com planejamento de longo prazo para o País’, diz Colnago

O ministro do Planejamento, Esteves Colnago, apresentou nesta quarta-feira, 28, um plano para desenvolvimento de longo prazo. Durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, chamado de Conselhão, Colnago apresentou um documento com ações para 12 anos. “Voltamos a sonhar com planejamento de longo prazo para o País, que foi feito há mais de dez anos. A principal mensagem do documento é que não podemos abandonar agenda de reformas deste governo”, afirmou.

Segundo o ministro, a conclusão de Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é que somente com a continuação da agenda de reformas é possível evitar uma nova “década perdida”.

Ele apresentou três cenários: no primeiro, em que nenhuma reforma é feita, o País teria mais dez anos de baixo crescimento; no cenário com reformas básicas no âmbito macroeconômico, o crescimento do PIB seria de em média 2,2%; na terceira simulação, com reformas macro e microeconômicas para aumentar a produtividade, o crescimento seria acima de 4%.

Assim como o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, Colnago fez um apelo pela manutenção do teto de gastos como forma de controlar o crescimento das despesas. “Temos urgência em voltar a apresentar superávits primários. Não temos mais espaço para aumentar impostos nem para nos endividarmos”, completou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo