Linha de montagem da Volks em Curitiba: fábrica pode estar com os dias contados. |
Em uma entrevista ao jornal alemão Handelsblatt, o presidente da Volkswagen do Brasil, Hans-Christian Maergner, disse que o Brasil está perdendo importância na estratégia global da montadora alemã e que a empresa poderá até fechar fábricas no País. As operações brasileiras da Volkswagen foram responsáveis por um prejuízo considerável no balanço da empresa em 2003.
Ao ser questionado sobre como pretende sanear a subsidiária brasileira, Hans-Christian Maergner deixou bem claro que poderá fechar linhas de montagem.
“Se não houver crescimento, teremos que reduzir nossa capacidade de produção”, disse ele. “Nós investimos demais em novas fábricas e novos modelos no Brasil.”
Sem futuro
Ele afirmou ainda que o Brasil não tem futuro como uma base de exportações de carros da Volks para outros países. Um projeto como o do novo carro Fox, produzido no Brasil e exportado para a Europa, não deverá se repetir. “Nos países do Leste Europeu a mão-de-obra é mais barata e a produtividade mais alta”, disse o empresário.
A adesão de países como Polônia e Hungria à União Européia tornaram a região ainda mais atrativa para investimentos da montadora, argumentou Maergner.
O chefe da Volks brasileira criticou a estabilidade de emprego dada aos trabalhadores por seu antecessor no cargo, Ben van Schaik. “Daqui para frente, garantia de emprego só passando por cima de meu cadáver.”
A Volkswagen do Brasil vendeu um total de 264.385 automóveis em 2003, 16,8% a menos que no ano anterior.
O Handelsblatt é o principal jornal de economia e finanças da Alemanha.