A Volkswagen/Audi fechou o primeiro semestre deste ano com a produção de 103,3 mil veículos, quase o dobro do volume produzido no mesmo período do ano passado, quando foram fabricadas 53,8 mil unidades. O aumento do volume de produção da montadora de São José dos Pinhais (PR) deve-se principalmente à exportação do Fox para a Europa, iniciada este ano.

continua após a publicidade

Desde janeiro, a montadora enviou 36,2 mil veículos para os mercados europeus, do total de 60,4 mil veículos exportados no primeiro semestre. O volume total de exportação da fábrica cresceu 163% em relação aos primeiros seis meses do ano passado, quando foram exportadas 22,9 mil unidades.

A montadora opera atualmente utilizando capacidade máxima, produzindo 810 carros por dia. Deste total, mais de 600 unidades são de Fox destinados aos mercados doméstico e internacional. Além da Europa, o modelo é enviado para toda a América Latina e Caribe. O restante do volume é dividido entre Golf e Audi A3.

Na Europa, o compacto foi considerado o mais seguro da categoria em crash tests realizados pela revista Autobild e pela associação automotiva ADAC, ambas da Alemanha. O modelo também foi considerado o melhor carro da sua categoria pelas duas principais publicações alemãs do setor automotivo: Autobild e Auto Motor und Sport.

continua após a publicidade

Em junho, a Volkswagen/Audi produziu 20.061 veículos, contra 14.336 unidades produzidas em junho de 2004. Deste total, 13,8 mil unidades foram exportadas. A montadora, que é uma das mais modernas do Grupo VW em todo o mundo, possui hoje 4.200 empregados e opera em três turnos.