A Volkswagen/Audi, de São José dos Pinhais (PR), produziu em 2004 o maior volume de veículos desde o início das operações há seis anos: 132,5 mil unidades. Esse resultado representa um acréscimo de quase 48 mil veículos (ou 36%) sobre o volume de 2003, quando foram fabricadas 84,8 mil unidades.
A montadora, que completa seis anos de operação hoje, está operando com capacidade total, que é de 810 carros por dia (Golf, Audi A3 e Fox). A celebração do aniversário da empresa coincide com a produção de meio milhão de veículos desde a inauguração. O carro número 500 mil, que acaba de sair da linha de montagem, é um Fox Sportline, vermelho, motor 1.6, quatro portas.
Lançado há pouco mais de um ano, o Fox lidera a categoria de compactos hatch com preço maior que R$ 24 mil. O modelo tem 5,6% de participação de mercado e é o sétimo carro mais vendido no País. No primeiro trimestre deste ano, a fábrica paranaense inicia a produção do Crossfox, a versão fora-de-estrada do compacto.
Das 132,5 mil unidades produzidas em 2004, 52,1 mil foram exportadas. O Golf é enviado para os Estados Unidos, Canadá, México e países da América do Sul. O Fox é exportado para toda a América Latina e Caribe e o Audi A3 também é enviado para os mercados latino-americanos. A montadora de São José dos Pinhais já iniciou a produção do Fox destinado ao mercado europeu – versão que será fabricada pela unidade de São Bernardo do Campo (SP) a partir do segundo semestre deste ano.
O aumento de produção da Volkswagen/Audi foi acompanhado pela geração de mais de 1.800 empregos desde maio do ano passado – quando a montadora passou a operar em três turnos – até janeiro de 2005. A empresa tem atualmente 3.900 empregados, sendo a maioria de Curitiba e região metropolitana.