Volks retoma negociações

Dias após o presidente mundial da Volkswagen, Bernd Pischetsrieder, ter declarado que demitiria os funcionários brasileiros que entrassem em greve, a montadora convocou os sindicatos dos metalúrgicos do ABC e de Taubaté (SP) para uma reunião hoje. O objetivo é discutir o futuro dos 3.933 funcionários das duas unidades que já não teriam uma ocupação na Volks e seriam transferidos, a partir de 1.º de outubro, para uma unidade de requalificação e recolocação no mercado de trabalho, a Autovisão.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Antônio Eduardo de Oliveira, o encontro deve acontecer no final da tarde. Por conta da reunião, a assembléia que aconteceria na unidade hoje deve ser transferida. Os trabalhadores de Taubaté estão em estado de greve e afirmam que podem cruzar os braços se as transferências forem confirmadas.

A retomada das discussões entre a montadora e os sindicalistas vai acontecer um dia antes do prazo dado pela Volks para iniciar a mudança dos funcionários excedentes.

O principal ponto de atrito é a forma como seriam implantadas as mudanças. Mesmo tendo garantia de emprego que termina em fevereiro de 2004 (para Taubaté) e novembro de 2006 (para o ABC) e um PDV (pacote de demissão voluntária) para quem não quiser mais ficar na empresa ter sido aberto, os trabalhadores temem ficar desempregados após esse período.

Para eles, não está claro se a Autovisão (empresa criada para garantir uma nova ocupação aos 3.933 empregados) teria capacidade de recolocar todos.

ABC

Ontem, foi realizada uma assembléia com os operários da Volks de São Bernardo do Campo. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijó, disse que as reuniões que seriam realizadas ontem com os 1.923 funcionários do ABC envolvidos na mudança foi cancelada. O sinal foi considerado positivo. Mesmo assim, alertou que o dia 1.º será decisivo e todos devem estar em estado de alerta. Amanhã, haverá assembléia às 15h.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo