A planta paranaense da Volkswagen será responsável pela produção do modelo Fox, versão exportação para a Europa a partir de abril de 2005. Tanto a mudança de planta quanto o início da exportação foram novidades antecipadas ontem pela diretoria da empresa, em São Paulo. O veículo deveria começar a ser montado a partir do segundo semestre do próximo ano na fábrica de São Bernardo, no ABC paulista.

Com a decisão de antecipar a produção do Fox, a montadora terá de começar a montar o veículo na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Na planta paranaense são produzidas as versões nacionais e exportação para a América Latina do Fox.

O problema é que os funcionários de São Bernardo não gostaram dessa transferência para São José dos Pinhais. É que quando a montadora decidiu trazer esse modelo para o Brasil, foi acertado que a versão para a Europa ficaria com a planta de São Bernardo.

Para protestar contra a possível transferência de investimentos, os funcionários chegaram a paralisar a produção no último dia 29 de outubro.

Mas a Volkswagen informou que a versão do Fox que será exportada para a Europa será produzida somente em caráter inicial em São José dos Pinhais.

A montadora já aprovou, inclusive, um plano de investimentos para fazer adaptações na linha de produção de São Bernardo a partir de janeiro de 2005. A expectativa é que a planta esteja apta a produzir a versão exportação do Fox na segunda metade de 2005.

A Volks informou que decidiu antecipar as exportações do Fox para a Europa porque as vendas externas do modelo estão aquecidas.

continua após a publicidade

continua após a publicidade