Grana!

Você pode ter dinheiro esquecido com o governo! Entenda!

Foto: Arquivo

Os valores referentes ao PIS/Pasep, que estão sendo liberados para muitos brasileiros neste ano, é apenas uma das fatias de quantias ‘esquecidas’ disponíveis para saque. A exemplo do PIS, há valores no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Restituição do Imposto de Renda e até mesmo prêmios da Loteria.

Leia mais! Quem tem direito ao Pis/Pasep?

Restituição do Imposto de Renda

restituicao

Esperada por muitos brasileiros, a restituição do imposto de renda, quando não é depositada diretamente na conta do contribuinte, fica disponível no banco durante um ano. Caso o resgate não seja feito, o contribuinte deverá fazer o requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF. O prazo para reivindicar o valor é de cinco anos. Caso isso não seja feito, o recurso volta para os cofres da união. O primeiro lote da restituição deste ano saiu no último dia 15.

Grana na loteria

Muitas pessoas ganham na loteria e acabam não buscando o dinheiro que lhes é de direito. Tirando as grandes boladas, prêmios secundários acabam sendo ‘esquecidos’.

Leia mais: Prêmio da Lotofácil vai a R$ 4,8 milhões!

Segundo a Caixa Econômica Federal, após 90 dias, prazo para a retirada dos prêmios, o valor é direcionado para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

FGTS Inativo

Foto: Divulgação/Agência Brasil.
Foto: Divulgação/Agência Brasil.

Todo trabalhador com carteira assinada têm, por parte da empresa, 8%  do valor do salário depositado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Porém, quando o trabalhador pede demissão, o acesso a estes valores é liberado se a conta ficar sem depósitos por três anos. Será que você tem algo esquecido no banco? A consulta ao saldo do FGTS pode ser feita no site da Caixa.

DPVAT

O Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, mais conhecido como DPVAT, é o seguro que  indeniza vítimas de acidentes de trânsito.

Leia mais! Você sabe qual a diferença entre IPVA, DPVAT e licenciamento de veículo?

Os valores para vítimas dos acidentes podem chegar a até R$ 13,5 mil em caso de morte ou invalidez permanente. Os recursos ficam disponíveis por até três anos.

Nunca ganha nada no Nota Paraná? Talvez você não tenha apertado um botão!

 

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna