Ampliar a cobertura 3G (de celular com internet) de 44 para 369 cidades no Paraná e Santa Catarina até o final do ano que vem. E atingir, no mesmo prazo, pelo menos 85% de todo o Brasil. Esta é a meta do Plano Vivo Internet Brasil, lançado ontem.
A divulgação foi realizada por videoconferência pelo presidente da Vivo, Roberto Lima, na sede da Vivo, em São Paulo. No Brasil, a empresa pretende ampliar a cobertura atual de 3G de 600 para 2.832 municípios até o final de 2011, e 1.461 cidades até dezembro deste ano. A previsão da Vivo é investir R$ 2,49 milhões no novo plano neste ano.
Para chegar à meta de 369 cidades, a ideia do presidente da Vivo é que as regionais trabalhem com o intuito de incluir quatro municípios por dia na internet móvel.
Hoje é incluído um município por dia. Segundo Lima, a Vivo está de olho no mercado, já que recentemente foi divulgado que o número de acessos à internet fixa no Brasil está em 11,8 milhões, enquanto que na móvel já chega a 12,5 milhões.
Há alguns anos, a quantidade de lares com apenas telefone celular também tem crescido, enquanto que as casas com fixos tem diminuído. Sem falar no desejo do usuário de ter um smartphone (que possibilita acesso à internet): segundo o presidente da Vivo, 70% dos usuários expressam essa vontade.
O preço do serviço do Plano Vivo Internet Brasil vai iniciar com R$ 29,95 por mês para quantidade de dados trafegados equivalente a 250 MB, passando para R$ 59 a partir do segundo mês.
A velocidade da internet será até 1 Mega por segundo, que é, segundo Lima, o que é possível viabilizar no Brasil. Já em relação aos valores, ele comentou que a carga tributária é um dos limitantes para diminuição do preço mensal.
Segundo ele, a carga tributária que incide nos serviços de comunicação móveis são da ordem de 44%, incluindo ICMS, PIS/Cofins e taxas cobradas por agências reguladoras.
“Sabemos que a demanda por acesso à internet pelo celular só tende a aumentar e que os governos não abririam mão da arrecadação existente nos serviços de voz. Mas ao desonerar o serviço de acesso móvel à internet, cuja receita ainda é incipiente, possibilitaria ainda mais aceleração no acesso à internet das classes de renda mais baixa”, afirmou Lima.
A Vivo tem hoje 2.184 milhões de clientes no Paraná, com cobertura em 270 cidades. Atualmente, 23 municípios estão cobertos com 3G. Em todo o país, são 54 milhões de clientes.
Com o novo Plano, a empresa espera atingir cidades pequenas, com 150 mil habitantes, por exemplo, no interior. “Acreditamos que na sociedade em rede o indivíduo vive melhor e pode mais. Por isso, temos como missão criar condições para que o maior número de pessoas possa se conectar, possibilitando viver de forma mais humana, segura, inteligente e divertida”, afirmou.
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