Vivo investe em modernização

A Vivo, segunda operadora do Paraná em número de clientes e líder em cobertura no Estado – 195 municípios no total -, está apostando na ampliação e modernização da rede. De acordo com o diretor territorial da Vivo no Paraná e Santa Catarina, André Moreira Caio, o Paraná tem grande potencial de crescimento em telefonia móvel. André Caio e o gerente de comunicação da Vivo, João Ney Marçal Júnior, foram recebidos ontem pelo presidente do GPP, Paulo Pimentel.

?No Paraná, há hoje pouco mais de 40 celulares para cada cem habitantes, enquanto Santa Catarina tem 47 aparelhos e o Rio Grande do Sul, 58?, comparou André Caio. ?O Paraná tem, portanto, um nível de penetração baixo, quando comparado a esses estados.? Conforme Caio, quem ainda não tem um aparelho celular ou é por opção e resiste ao telefone móvel, ou não tem dinheiro. ?Existe um comportamento viral. Quando pegamos mercados com penetração baixa, só o efeito das campanhas e dos serviços não é suficiente para motivar a compra. Mas quando se começa a atingir a penetração na casa dos 40% (como é o caso do Paraná), a chance de cruzar com pessoas com aparelho celular é muito grande.?

De acordo com o diretor da Vivo, além da preocupação em vender aparelhos, a operadora investe na fidelização dos clientes. ?Com o avanço da tecnologia, as pessoas trocam o aparelho muito rapidamente – em média, a cada 16 meses?, apontou. ?Isso significa que num mercado de 4 milhões de aparelhos – caso do Paraná -, o mercado de trocas é muito grande?, avaliou. Nesse sentido, segundo Caio, é importante disponibilizar sempre lançamentos. Outra maneira que a Vivo encontrou para fidelizar os clientes foi a implantação do ?sistema de pontos?, que permite a troca de aparelhos conforme os pontos acumulados.

Nova tecnologia

André Caio anunciou ainda que já está sendo testado em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba a tecnologia EVDO, com velocidade acima de 2 megabytes por segundo. A tecnologia atual usada pelo Vivo é a CDMA, com 144 kilobytes por segundo. ?Essa nova tecnologia vai permitir o acesso a uma gama de serviços, a uma velocidade muito mais rápida?, explicou. A comercialização da nova tecnologia deve acontecer em breve, segundo Caio.

Ele chamou atenção ainda para o fato de a tecnologia CDMA ser a única de terceira geração. O mercado da Vivo se divide entre pessoas físicas – das quais 80% são aparelhos pré-pagos e 20% pós-pagos – e jurídicas – 100% pós-pagos. (Lyrian Saiki) 

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