Vitrine tecnológica é atração na Expoingá

Mostrar para o público visitante da Exposição Agropecuária e Industrial de Maringá – Expoingá 2004 a realidade do campo, suas atividades produtivas, modernas tecnologias e a cultura da família que vive e trabalha a terra aberta é a proposta do Modelo Rural, aberto para visitação até o próximo domingo (16).

São 23 unidades instaladas em uma área de 5 mil metros quadrados, dentro do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, com a finalidade de apresentação e difusão de tecnologias implementadas por programas oficiais de desenvolvimento rural, executados pela Emater-Paraná, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

Em sua sexta edição, o Modelo Rural conta com apoio estratégico do Programa Paraná 12 Meses e instituições oficiais, ainda a parceria de 52 empresas privadas que atuam no setor agropecuário, além da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Amusep, Prefeitura de Maringá, Cocamar, Alcoopar, Sindicato Rural, Sociedade Rural e Módulo Eventos.

Para o engenheiro agrônomo Celso Daniel Seratto, gerente regional da Emater de Maringá, a Modelo Rural é a grande vitrine do trabalho do governo no campo “levado ao visitante da Expoingá na forma de atrativos dinâmicos onde o público urbano valoriza a realidade rural, se encanta e aprende. Tem até educação preservacionista vista numa unidade que trata da destinação do lixo, a Maquete Ambiental”.

Como atrativo aos agricultores e suas famílias, trazidas inclusive em excursões programadas de 50 municípios das regiões Norte e Noroeste do estado, o Modelo Rural dá oportunidade de apresentação de novas tecnologias e realização de negócios.

Seratto lembra também da intensa programação de eventos técnicos, com minicursos e palestras que abordam: Tratamento de Madeira; Fabricação Artesanal de Cachaça, Suco de Uva e Vinho; Transformação da Soja em Alimento, Avicultura Semi-confinada; Cultivos de Girassol, Produção de Flores, Criação de Peixes e um evento de porte como o Encontro de Agricultura Orgânica Regional, que acontece na tarde de hoje, onde estão sendo aguardados 470 participantes. Nas unidades didáticas expositivas são apresentadas as cadeias produtivas do café; da fruticultura, em especial da uva; da madeira onde está uma serraria móvel; da sericicultura, com o lançamento da colhedeira de amora de tração animal; produção de biocombustível na propriedade rural, cultivo de palmeiras real e pupunha, olericícolas, adubos verdes como o milheto que é nova opção para a região do Arenito Caiuá. Há também outros atrativos, monitorados por 157 profissionais da Seab, Emater, Ceasa, Claspar, Sema, Suderhsa, Iap, Sanepar, Sebrae, Instituto de Desenvolvimento Regional, Faep/Senar, Uem, Cesumar, associações e cooperativas de produtores rurais e demais parceiros da iniciativa privada.

O Modelo Rural está aberto todos os dias para visitação no horário das 9h às 22h.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo