O governador Roberto Requião deu posse ontem ao empresário Virgílio Moreira Filho como novo secretário estadual da Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul. Com o respaldo das entidades empresariais e industriais do Paraná, Moreira Filho afirmou que dará continuidade aos programas desenvolvidos pelo governo do Estado.
?Serei um interlocutor das entidades empresariais junto aos órgãos de governo e, para isso, quero manter e ampliar o diálogo com as entidades de classe. Nosso objetivo maior é o desenvolvimento sustentável do Paraná, economicamente forte, socialmente justo e ambientalmente correto?, disse.
Ao empossar o novo secretário, o governador Roberto Requião citou o critério que utilizou. ?Resolvi abandonar o critério das indicações políticas e solicitei às associações empresariais que sugerissem um nome. Para minha surpresa, surgiu a indicação de um amigo antigo e companheiro de muitas lutas?, afirmou Requião.
Empregos
O governador disse que a posse ocorre num momento extraordinário da economia paranaense, principalmente com a geração de novos empregos. Afirmou que graças à criação de novos postos de trabalho, os pedidos de seguro-desemprego caíram. ?Em 2003, o Paraná desembolsou R$ 500 milhões com o seguro e, no ano seguinte, R$ 460 milhões?, apontou.
Repercussão
Para o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Cláudio Slaviero, a experiência na área empresarial e nas entidades é fator de destaque de Virgílio Moreira Filho. Opinião semelhante foi manifestada pelo presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Rodrigo Rocha Loures. Para o presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Darci Piana, o novo secretário é um nome vindo do comércio e da indústria do Paraná. ?Ele é um grande conhecedor das questões empresariais no Estado e sua entrada no governo tem total apoio da nossa entidade?, declarou.
Perfil
O novo secretário tem 47 anos, nasceu em Irati e é formado em Administração de Empresas. Atualmente, é o 1.º vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais, presidente do Sindicato da Indústria de Aparelhos Eletro-eletrônicos e Similares do Paraná e membro do Conselho de Representantes pelo Paraná na Confederação Nacional da Indústria (CNI).