O vice-governador de Goiás, José Eliton de Figuerêdo Júnior, rebateu, nesta quarta-feira, 9, durante o Fórum Estadão Regiões sobre o Centro-Oeste, realizado pelo Grupo Estado, a opinião do secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Andrea Calabi, que criticou os incentivos fiscais dados pelos Estados. “Calabi está equivocado. Incentivos fiscais são um importante instrumento de desenvolvimento regional. Vamos defender esse instrumento”, disse.
José Eliton disse ainda que a economia do Estado de Goiás foi diversificada com incentivos fiscais. “Os incentivos fiscais diminuem a disparidade de competitividade entre os Estados.” Ele afirmou que não dá para ter país rico e próspero no Sul e Sudeste e pobre nas demais regiões. “O Calabi disse que Goiás abre mão de 51% do ICMS. Mas ele esqueceu de dizer que arrecadamos mais, a população tem mais emprego e renda.”
O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, também questionou Calabi. “Será que 22 unidades da Federação estão erradas ao apoiar os incentivos fiscais?”, perguntou. “(Calabi), por que ‘no te callas’?”, disse ele, repetindo a frase que o rei espanhol Juan Carlos disse, durante um evento, ao falecido presidente venezuelano Hugo Chávez.