A Venezuela trabalha para realizar uma reunião entre os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e produtores independentes, a fim de discutir o quadro de queda nos preços da commodity, anunciou o presidente Nicolás Maduro.

continua após a publicidade

“Esperemos que essa proposta seja aprovada, aceita e logo estejamos convocando a cúpula de produtores petroleiros”, afirmou Maduro à imprensa no domingo, em sua chegada à Venezuela após uma viagem de uma semana por Vietnã, China e Catar.

A Venezuela promove o evento para buscar estabelecer novas regras e mercado e fixar preços que beneficiem produtores e consumidores, segundo a estatal Agência Venezuelana de Notícias. Maduro indicou que, durante a reunião da sexta-feira entre ele e o emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, foi fixada uma proposta “que está agora em pleno desenvolvimento, no processo de consultas”.

O ministro da Economia da Venezuela, Rodolfo Marco Torres, viajou no fim de semana ao Irã, outro dos importantes membros da Opep, para avaliar com autoridades desse país a situação do mercado do petróleo e também alguns projetos de cooperação industrial.

continua após a publicidade

A queda dos últimos meses nos preços do petróleo, que atualmente rondam os US$ 45 o barril em Nova York, representa uma golpe para a economia venezuelana, que é altamente dependente do petróleo, que gera 96% da receita recebida pelo país com exportações. A Venezuela é um dos principais exportadores de petróleo da região e um membro ativo da Opep. Fonte: Associated Press.