O governo da Venezuela informou que está montando uma novo plano de racionamento de eletricidade para Caracas, com o objetivo de superar os apagões, após um outro racionamento colocado em prática na semana passada ter sido rapidamente suspenso. Em comunicado da agência estatal de notícias ABN, o ministro da Eletricidade, Ali Rodríguez, disse que o novo plano, que deverá ser anunciado nesta semana, incluirá corte de eletricidade de não mais que duas horas. Ele afirmou que o racionamento não afetará hospitais, clínicas, estações do corpo de bombeiros e instalações que oferecem “serviços essenciais”.
O plano anterior, que cortou a eletricidade em zonas inteiras da cidade por quatro horas, começou na manhã da quarta-feira e foi cancelado pelo presidente Hugo Chávez antes da meia-noite do mesmo dia.
Chávez admitiu que o plano original teve uma pobre execução, dizendo que em alguns casos os eletricitários cortaram o fornecimento de energia onde não deveriam. Ele também disse que os cortes geraram problemas inesperados no trânsito de Caracas, sempre congestionado.
Uma seca no ano passado, combinada a fracos investimentos no setor de energia, deixaram a grade do sistema elétrico da Venezuela incapaz de atender à demanda crescente. Isso forçou o governo Chávez a implementar o racionamento e outras medidas, que os funcionários dizem ser necessárias para evitar um colapso operacional do sistema. As informações são da Dow Jones.