As vendas no varejo dos Estados Unidos registraram em outubro a maior expansão desde março, conduzidas principalmente pelas robustas vendas de automóveis e pelo forte consumo ligado à temporada de compras para o Natal. Segundo informou hoje o Departamento do Comércio, as vendas no varejo subiram 1,2% em outubro. Economistas haviam projetado uma alta de 0,8%.
Este foi o quarto mês seguido de alta das vendas, que avançaram 0,7% em setembro, segundo dados revisados. O Departamento do Comércio havia informado, anteriormente, uma alta de 0,6% em setembro. Em outubro, o aumento das vendas no varejo foi conduzido pela alta de 5% das vendas de automóveis e peças – o melhor desempenho desde março.
Excluindo os automóveis, as vendas totais no varejo aumentaram 0,4% no mês passado, levemente abaixo do ganho de 0,5% esperado pelos analistas. Já as vendas das lojas de roupas subiram 0,7% em outubro, enquanto as das lojas de artigos esportivos, hobbies, livros e de música aumentaram 1%. As vendas de postos de gasolina avançaram 0,8% em outubro, enquanto as de alimentos e bebidas subiram 0,3%. As vendas nos bares e restaurantes aumentaram 0,3%.
De acordo com o Departamento de Comércio, as encomendas pelo correio e as vendas pela internet subiram 0,8%. As vendas de móveis recuaram 0,7%, a mesma queda apresentada pelas vendas de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos. Já as vendas de produtos de saúde e cuidados pessoais recuaram 0,1%. As informações são da Dow Jones.