Vendas no varejo sobem 0,9% em abril na zona do euro

As vendas no varejo da zona do euro cresceram no ritmo mais forte em 13 meses em abril, segundo dados divulgados hoje pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. O crescimento foi de 0,9% na comparação com março – o maior desde março do ano passado – e de 1,1% em relação a abril de 2010. A zona do euro reúne os países que utilizam o euro como moeda.

Os resultados superaram as estimativas dos economistas, de alta de 0,3% ante março e de estabilidade ante abril de 2010. Em março, as vendas no varejo haviam tido queda de 0,9% no mês e de 1,7% no ano. O euro ganhou força após a divulgação dos dados de abril e atingiu US$ 1,4683, o nível mais alto em um mês.

A Eurostat informou ainda que as vendas de alimentos, bebidas e tabaco aumentaram 0,7% em abril, na comparação com março – o ganho mensal mais forte desde maio do ano passado. As vendas de produtos não alimentícios subiram 0,8% – a maior alta desde agosto passado.

Os dados novamente evidenciaram as divergências entre os países da zona do euro. Em base anual, as vendas no varejo cresceram 5,2% na França e 0,5% na Alemanha. Na Espanha e na Irlanda, houve queda de 3,0% e, em Portugal, recuo de 4,0%. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo