As vendas no varejo dos Estados Unidos subiram 0,6% em dezembro, em comparação com novembro, informou hoje o Departamento de Comércio do país. O aumento foi menor que o de 0,9% previsto pelos economistas. Ainda assim, essa foi a sexta alta consecutiva nas vendas. O avanço de 0,8% de novembro não foi revisado.
As vendas de automóveis e autopeças no varejo dos EUA em dezembro aumentaram 1,1%, depois de terem aumentado 0,2% em novembro. Excluindo o segmento automotivo, as vendas no varejo norte-americano subiram 0,5%, abaixo das expectativas de alta de 0,7%. Em novembro, as vendas excluindo automóveis e autopeças cresceram 1,0%.
De acordo com os dados do Departamento do Comércio, o valor das vendas em postos de gasolina aumentou 1,6% em dezembro. Excluindo os componentes voláteis dos preços dos carros e da gasolina, as vendas no varejo subiram 0,4%.
Oito das 13 categorias de mercadorias pesquisadas tiveram aumento nos preços, incluindo móveis, materiais de construção, produtos de saúde e restaurantes e bares. As vendas de varejistas que não possuem lojas, como empresas de venda pela internet, subiram 2,6% em dezembro ante novembro. As informações são da Dow Jones.